Pessoas Normais - Sally Rooney

 

Resenha Pessoas Normais         


Oii gente, tudo bem? no post de hoje teremos a resenha do livro Pessoas normais da autora Sally Rooney. Espero que vocês gostem da resenha e coloca aqui nos comentários se você já leu esse livro e se sim, oq você achou dele?





''Marianne tinha a sensação de que sua vida real acontecia em outro lugar, bem distante dali, acontecia sem ela, e não sabia se um dia descobriria onde era e se seria parte dela.'' 


SINOPSE:

     Na escola, no interior da Irlanda, Connell e Marianne fingem não se conhecer. Ele é a estrela do time de futebol, ela é solitária e preza por sua privacidade. Mas a mãe de Connell trabalha como empregada na casa dos pais de Marianne, e quando o garoto vai buscar a mãe depois do expediente, uma conexão estranha e indelével cresce entre os dois adolescentes — contudo, um deles está determinado a esconder a relação.

Um ano depois, ambos estão na universidade, em Dublin. Marianne encontrou seu lugar em um novo mundo enquanto Connell fica à margem, tímido e inseguro. Ao longo dos anos da graduação, os dois permanecem próximos, como linhas que se encontram e separam conforme as oportunidades da vida. Porém, enquanto Marianne se embrenha em um espiral de autodestruição e Connell começa a duvidar do sentido de suas escolhas, eles precisam entender até que ponto estão dispostos a ir para salvar um ao outro. Uma história de amor entre duas pessoas que tentam ficar separadas, mas descobrem que isso pode ser mais difícil do que tinham imaginado.

''Estar sozinho com ela é como abrir uma porta para fora da vida normal e depois fechá-la atrás dele.'' 


    Minha opiniaõ: 


     No livro nós vamos ter dois personagens principais a Marianne e o Connell, a Marianne é uma jovem menina que vem de família rica e que é meio excêntrica e também meio excluida na escola, já o Connell vem de família mais humilde e é um garoto muito popular, que faz parte do time de futebol na escola, os dois personagens se conhecem porque a mãe dele trabalha para a família da Marianne, no entanto os dois fingem que não se conhecem, tanto na escola quanto fora dela. Com o decorrer da história, os dois personagens vão se aproximando e vão começar um romance, mas tudo às escondidas, pois o Connell tem vergonha da Marianne (pelo menos foi isso que eu interpretei), o relacionamento deles não dura muito tempo e eles acabam se afastando. E eles só vão se reencontrar na faculdade, onde novamente eles vão se aproximar e voltam a ser amigos, mas dessa vez a situação deles está invertida, agora a Marianne é a garota popular e tem um namorado e o Connell é o garoto solitário, com o passar do tempo dos dois eles vão se aproximando cada vez mais e acabam entrando novamente em um relacionamento, que continua sendo problemático em vários aspectos, principalmente na dependência emocional que a Marianne tem do Connell, depois de um tempo, os dois se afastam de novo e a história vai seguindo. 

Pessoas normais é um livro muito interessante, admito que no começo demorei para me adaptar com o estilo de escrita da autora, pois ela não usa traço para marcar as falas dos personagens, então as falas e os pensamentos deles se misturam, oq eu acredito que é proposital, para mostrar a falta de diálogo que os personagens tem um com o outro, Pessoas normais é uma história complexa, cheia de camadas, fala muito sobre encontros e desencontros e também sobre que nem sempre as coisas vão sair do jeito que a gente espera. 

No entanto achei que o final dele foi meio corrido, mas mesmo assim gostei de como os personagens ficaram. 

Eu recomendo bastante esse livro, principalmente se você gosta de histórias de reencontro 💚

Fiquem atentos aos gatilhos


Minha Avalição: 4/5 estrelas 


''Os sentimentos eram suprimidos com tamanho cuidado na vida cotidiana, forçados a caber em espaços cada vez menores, que acontecimentos aparentemente banais tomavam uma importância insana e assustadora.'' 


   Informações do livro:  


Classificação indicativa: +16 anos

Editora: Companhia das letras

Autor: Sally Rooney

Numero de paginas: 256

Gênero: Romance; Drama

Comentários